Manuel Azevedo Portela

Presidente da Associação Portuguesa de Podologia

Caros Podologistas e Congressistas

A Associação Portuguesa de Podologia (APP) atingiu a sua maturidade pelo reconhecimento dos podologistas, da sociedade, dos parceiros e das entidades públicas e governativas ao final de 18 anos da sua constituição.

Hoje ao comemorar o seu 18º aniversário, a APP é um parceiro do Estado na regulação das matérias ligadas à Podologia, sendo consultada quer para a elaboração legislativa, quer para avaliação ou emissão de pareceres sobre a atividade e uma garantia de representatividade dos direitos e deveres dos podologistas.

No âmbito das competências que estatutariamente lhe estão atribuídas, a APP tem lutado pela completa regulação da profissão, o que ainda não conseguiu totalmente, e que se pensa conseguir com a criação da Ordem dos Podologistas dentro do quadro legal em vigor.

A APP tem desenvolvido um trabalho permanente na defesa dos interesses da Podologia e dos podologistas, bem como pela qualidade da prestação dos cuidados de saúde, trabalho esse que entende ser de qualidade, tanto que vem sendo chamada pelas entidades públicas que administram e tutelam a saúde pública para colaborar em várias matérias, como foram, nos procedimentos administrativos de registo e emissão da cédulas profissionais (ACSS), e a emissão de pareceres sobre competências e termos de exercício da atividade pelos podologistas (ERS).

A par da colaboração com as referidas entidades públicas, tem como uma das prioridades da sua atuação a formação dos seus associados, daí que, anualmente promove o seu congresso nacional onde promove o debate e comunicações sobre temas ligados à podologia, desde a investigação, aos tratamentos, passando por questões legais e outras que interessem aos seus associados, recorrendo a especialistas nacionais e estrageiros com competências reconhecidas na matéria.

Desejo a todos os Congressistas um Excelente XII Congresso Nacional de Podologia e que este seja mais um marco na formação continua e na afirmação dos podologistas junto da sociedade.

Um Abraço do Presidente da APP

Dr. Manuel Azevedo Portela